sexta-feira, 30 de abril de 2010

Aconteceu no Renova...

Renova Jovem - 14/03/2010

Quaresma: Fé, Esperança e Caridade

Na oração inicial, Vinícius nos falou que devemos ouvir a voz de Deus e que foi Ele quem nos chamou para estarmos reunidos. Recebemos um papel com as seguintes perguntas: “O que você espera de Deus, de você e do próximo?”, onde tivemos que responder a elas.

Em seguida Netto, em sua palestra, nos disse que ser caridoso é ser humilde e que ter fé é confiar e esperar em Deus e tudo mais Ele fará. Ele também nos falou que sem esperança, a fé é inválida e sem caridade, a fé é sem obras e que essa quaresma está sendo bem difícil mas se confiarmos em Deus e colocarmos em prática essas virtudes (fé, esperança e caridade), nós poderemos vivê-la com mais amor.

Frases marcantes:

“Se você nega a vontade de Deus, você nega a sua própria felicidade.”
“Nada somos sozinhos, sem a misericórdia de Deus.”
“Deus nos chama do jeito que nós somos.”

Na adoração ao santíssimo, fomos convidados a entregar ao Senhor nossa falta de fé, esperança e caridade.

Chegado o momento da partilha, Ana Paula disse: “Não vamos nos dispersar, pois isso pode ser o inimigo nos tentando.”
Taxinha disse: “O que eu espero do próximo é o que Deus espera de mim. Vamos tentar ser melhor.”
Juan disse: “O Senhor nos espera ancioso, vamos ao encontro dele.”
Ivan disse: “Tudo depende da fé.”

O grupo leu o papel onde cada um respondeu as perguntas e refletiu: “Porque não começar a mudança em nós para depois esperarmos a do próximo?”

Gente nova no Renova!

Juliana:
O que você achou do Renova? Bem legal, descontraído
O que precisa mudar? Não precisa mudar nada
O que mais te tocou? A dinâmica do papel, me tocou bastante

Cobertura: Gabriella

Renova Jovem – 21/03/2010

São José (Palestra com Diácono Fabiano)

São José foi um exemplo de homem casto, mesmo a bíblia não pronunciando se quer uma fala que tenha saído de sua boca. Contudo, seu exemplo silencioso é muito eloquente. Humilde e sempre pronto, obedeceu os ensinos de Deus, mesmo quando não compreendia. Exemplo de pai, como guarda da Sagrada Família. Diácono Fabiano nos contou que na época em que o seminário São José foi construído, ele sofreu uma grande crise financeira à ponto de perder o terreno, até que pela grande obra divina, apareceu um senhor que não quis revelar seu nome, bateu na porta do seminário, um seminarista que agora é padre disse que ele trouxa uma mala e entregou em suas mãos, antes que ele falasse qualquer palavra, o senhor se retirou e, dentro dessa mala havia o dinheiro contadinho que o seminário precisava para pagar as suas contas. Foi uma coisa inexplicável e até hoje a porta em que o senhor bateu é chamado de “Porta de São José”.

São José, rogai por nós!

Cobertura: Leonardo

Renova Jovem – 28/03/2010

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 (Palestra com Hully, Nathália e Thaís (Taxinha))

A reunião se iniciou com uma dinâmica onde o pessoal cantava a música: “O meu lugar é o céu”. Hully nos contou um pouco sobre a desigualdade social que ela tinha com as pessoas logo após a separação dos pais por se achar superioras outras pessoas. Foi falado também sobre doações, que nós somos muito fracos nessa questão e deixou como gesto concreto que na quinta-feira santa cada pessoa do Renova Jovem traria 1kg de alimento não perecível.

“Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24)

Cobertura: Leonardo

Renova Jovem – 11/04/2010

Domingo da Misericórdia (Palestra com Iago, Tayana e Ana Paula)

Realizado na Capela Divina Misericórdia, Tayana iniciou a reunião falando resumidamente sobre a história de Santa Faustina, que conheceu e soube compreender a Divindade da Misericórdia de Deus.Ana Paula falou sobre a misericórdia de Deus em nossas vidas, falando sobre a sua conversão, sobre a misericórdia que Deus teve com ela. Iago nos explicou sobre o terço da misericórdia, rezando-o às 15:00hs. Ana Paula deixou para nós a leitura da Salmo 31: “Quem espera no Senhor, a misericórdia envolve.”

“Existem almas que a misericórdia de Deus nunca se cansa de buscar.”

Jesus, eu confio em Vós!

Cobertura: Leonardo

Renova Jovem – 18/04/2010

Juízo Particular Rm 14, 10-18; Rm 13, 1-7; I Cor 3,7-8

• Reflexão para pensarmos quando nós nos sentimos julgados.
• Cada pessoa compartilhou qual foi o julgamento que mais lhe marcou e como se sentou.

Depois de termos partilhado, nos dirigimos para o salão. Hully disse: “Jovens, a forma como julgamos o nosso próximo, nos prejudica demais, pois, nos afastamos de Deus. Se nós formos julgados por alguém, ficamos tristes mas o julgamento esta tão rotineiro, tão presente no osso dia-a-dia, que mal acordamos, já estamos cometendo-o. Será que devemos julgar o nosso próximo? Devemos, jovens, ter mais intimidade com Deus. Só conseguiremos evitar o julgamento se estivermos em oração. Como nós iremos conseguir mudar se não somos sinceros com ELE, se não realmente a intimidade? Vamos ser amigos de Jesus, vamos agora ter intimidade com Ele, vamos entregar nossos corações a Ele, para que Jesus realmente renove-o” Se não formos sinceros com Deus, não iremos conseguir entender o que Ele quer com cada um de nós. Nathália partilhou como foi difícil para a coordenação do Renova falar de um assunto (o julgamento) que cada um de nós praticamos às vezes até mesmo sem perceber. Ela também falou que não existe autoridade para mandar, mas para conduzir. “Devemos ter intimidade um com o outro, principalmente com os coordenadores do Renova. Estamos aqui não só para conduzir mas sim para ajudar, escutar cada um.”

No final da reunião, o Renova Jovem preparou uma homenagem para o Diácono Fabiano que foi transferido de nossa paróquia para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Rio Bonito.

Cobertura: Dayane

Nenhum comentário:

Postar um comentário