sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Exame de Consciência

Quantas vezes chegamos para nos confessar, paramos diante ao Padre e não sabemos o que falar...

Não seja por isso, o Renova Jovem te ajuda! Respondendo a essas perguntinhas básicas num vai faltar o que dizer.

Há quanto tempo não me confesso?
Deixei, em alguma confissão anterior, algum pecado grave sem confessar?
Deixei de rezar de manhã e de noite?
Faltei à Santa Missa aos domingos e dias de Preceito?
Fiquei fora da Igreja ou não prestei atenção?
Fui a Santa Missa com roupas indecentes?
Cheguei tarde à Santa Missa, por culpa própria?
Deixei de guardar o jejum e abstinência de carne nos dias prescritos pela Igreja?
Por minha culpa, rezei mal, conversei na Igreja?
Deixei de estudar a Religião?
Li algum tipo de literatura contra a fé católica?
Duvidei de alguma verdade da Fé, perdi a Fé em Deus?
Tive vergonha de demonstrar minha Fé Católica?
Deixei de ajudar a Igreja com o Dízimo?
Frequentei outras religiões ou seitas?
Fui ao Espiritismo, umbanda, benzedeiras?
Acreditei em horóscopos, tarôs, búzios, sortilégios, etc.?
Falei o nome de Deus sem respeito?
Jurei por Deus, jurei falso?
Blasfemei ou disse palavras injuriosas contra Deus?
Fiz promessas e não as cumpri?
Deixei de fazer a Páscoa (Confissão e Comunhão)?
Sem necessidade, trabalhei nos domingos e dias de Preceito?
Desobedeci, fui malcriado, xinguei meus pais?
Ofendi gravemente meus irmãos ou outras pessoas?
Entristeci, de alguma forma, a meus pais?
Desleixei a educação de meus filhos? Deixei de corrigí-los? Dei-lhes mal exemplo?
Tratei mal minha esposa(o)? Fui grosseiro(a) em casa?
Pensei mal, falei mal dos outros?
Falei mentiras, fiz fofocas, fiz intrigas?
Caluniei os outros em coisas graves?
Roguei pragas a alguém?
Briguei sério com alguém?
Neguei-me à reconciliação?
Guardei raiva, desejei ou cometi vingança?
Ofendi alguém com palavras pesadas?
Agredi alguém? Prejudiquei gravemente a alguém?
Desejei mal a alguém?
Descurei de minhas obrigações profissionas ou familiares?
Fui culpado em levar alguém a pecar? Convidei ao pecado?
Maltratei animais?
Prejudiquei a natureza?
Por querer, olhei e pensei coisas indecentes?
Não afastei os desejos de cometer atos impuros?
Cometi atos impuros no meu corpo?
Cometi atos indecentes com outras pessoas (solteiras, casadas, do mesmo sexo ou de outro sexo)?
Tirei a honra de alguma garota?
Provoquei a alguém a fazer atos indecentes comigo?
Usei roupas indecentes?
Fui ocasião de pecado?
Participei de divertimentos perigosos para a moral?
“Fiquei” com alguém – nos tornando objetos?
Namorei só para aproveitar-me?
Pedi “prova de amor” à namorado(a)?
Entreguei-me ao(à) namorado(a)?
Namorei pessoas casadas, divorciadas?
Usei meios imorais para “controlar” a gravidez (pílulas, diu, ligadura de trompas, vasectomia, preservativos)?
Fiz aborto? Aconselhei ou ajudei, de alguma forma, alguém a abortar?
Traí, ainda que por pensamentos ou desejos, minha esposa(o)?
Roubei alguma coisa importante? Ainda não restituí?
Comprei coisas roubadas? Ainda as tenho comigo?
Dei prejuízo grave a alguém e ainda não paguei?
Comprei e não paguei, pedi empréstimo e não devolvi?
Gastei dinheiro atoa, fui ganancioso?
Caí no vício do jogo?
Fui guloso? Comi ou bebi demais, embriaguei-me?
Usei qualquer tipo de droga?
Disse mentiras?
Caluniei alguém?
Por querer, abondenei os estudos ou o trabalho?
Passo o tempo vadiando?
Confessei-me mal, escondendo pecados?
Comunguei com pecado grave?
Pequei, dizendo: “depois me confesso”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário